top of page

Universidade Anhembi Morumbi

Pós Graduação – Inovação em Tecnologias Educacionais

No fórum de introdução, discutimos sobre a docência na cibercultura e a partir de algumas leituras pude concluir que o papel do professor, nos dias atuais, exige que a figura de um  “detentor” do conhecimento seja desconstruída e se renove pelo mediador. Um profissional que atue no processo de aprendizagem de maneira que possa auxiliar na transformação da informação em conhecimento.

 

Na era digital, o docente não pode ignorar a tecnologia que está presente na vida do estudante. Porém, é preciso considerar que o total absorvimento dos recursos digitais, não pode ser visto como o único meio de aprender. O fato é que o estudante precisar ser preparado para transformar a informação e reagrupá-la à medida que forem surgindo novas necessidades.

 

Quanto à questão discutida no fórum temático 1- O professor virtual excelente, assim como apontei no fórum, entendo que o  docente que atua na EAD precisa ter as competências de um docente da modalidade presencial. Porém é preciso considera que algumas questões como:  organizado, flexibilidade, clareza na comunicação, clareza na escrita, utilização de metodologias  que fação o aluno se sentir responsável pelo seu aprender, uso dos recursos tecnológicos e análise  do processo observando as situações que foram positivas e as que foram negativas, são características essências para o profissional que atua na EaD.

 

Pensando nas temáticas discutidas nos fóruns tivemos  como trabalho final, o desenvolvimento de um plano de tutoria. Na elaboração do plano foi necessário não somente pensar nas questões discutidas na disciplina, a construção exigiu o envolvimento de conceitos, reflexões e discussões realizadas em outros momentos e em outras disciplinas. Permitindo assim que pudéssemos articular todo o conhecimento construído ao longo do curso. 

bottom of page