top of page

Universidade Anhembi Morumbi

Pós Graduação – Inovação em Tecnologias Educacionais

 

 

As reflexões realizadas nessa disciplina trouxeram o conhecimento sobre o universo dos games e proporcionou a visualização desse recurso no processo de aprendizagem. É preciso considerar que os momentos de discussões e interação oportunizaram o início da exploração de um “mundo” que pode trazer grandes ganhos para a educação. Mas não podemos deixar de reconhecer que ainda há muito para explorar e analisar. Pois, a simples utilização de um game não garante aquisição de conhecimento.

 

A escolha pelo uso dos games exige que o professor ou o designer, façam uma análise do conjunto de elementos que um determinado jogo pode oferecer, já que, um game pode contribuir significativamente para uma certa situação de aprendizagem e não acrescentar em uma situação que se difere dessa primeira. Como toda ferramenta educacional, a utilização dos games requer análise, exploração e conhecimento sobre os elementos que de fato vão promover aprendizagem.

 

A ideia da utilização dos games no processo educacional não se restringe ao efetivo uso de um jogo, suas contribuições vão além de um simples ato de jogar. Pois, quando o indivíduo está envolvido em um game ele precisa, por exemplo, desenvolver estratégias para ganhar e avançar as fases, estudar os elementos que podem promover intercorrências no processo e assim impossibilitar um desfecho positivo para ele, estar preparado para obter resultados negativos e diante desses analisar o cenário e retornar ao jogo, enfim, as contribuições são diversas, e todas elas podem ser incorporadas ao processo educacional, promovendo assim a gamificação, ou seja, a apropriação dos elementos de um game em contextos diferente dos jogos.

 

Second life

 

No Second Life criei meu avatar e caminhei por alguns mundos virtuais. Tive inúmeras dificuldades para trabalhar com o ambiente tridimensional, mas acredito que criar um avatar e conseguir, minimamente, personaliza-lo, já pode ser visto como o início de um longo processo de aprendizagem.

 

 

Active worlds

 

Achei o Active Worlds mais intuitivo do que o Second Life, não sei se foi apenas uma percepção minha, pois não cheguei a trazer essa discussão nos fóruns. Em uma análise geral, consegui mais avanços nesse mundo virtual. Porém, esses avanços ainda representam uma fatia mínima de tudo que tenho para explorar acerca dos mundos virtuais e da utilização desses no processo educativo. 

bottom of page