top of page

Universidade Anhembi Morumbi

Pós Graduação – Inovação em Tecnologias Educacionais

A organização metodológica proposta nessa disciplina permitia que as participações nos fóruns de discussões fossem realizadas de maneira não linear. Assim, tínhamos total liberdade para se apropriar dos materiais e participar dos fóruns estabelecendo um planejamento próprio.  Diante dessa autonomia, decidi que minhas reflexões seriam iniciadas no fórum 1 (Conceito em EaD), desta maneira, pude expor, baseada em algumas leituras, a minha concepção sobre educação a distância e ao mesmo tempo tive a oportunidade de acompanhar os conceitos expostos pelos colegas sobre a modalidade.

 

Após as reflexões realizadas nesse primeiro fórum, considerei que o próximo passo era participar do fórum 2 (Legislação Brasileira), pois, estava na hora de pesquisar e saber se os conceitos expostos pelo grupo, lá no fórum 1, poderiam ser praticados, do ponto de vista legal.

Além disso, durante o fórum 2, foi possível conhecer um pouco mais a legislação e compreender que a própria legislação permite a existência de diversos modelos de ensino a distância. Sendo assim, entendo que, hoje, a legislação somente apresenta questões gerais sobre essa modalidade educacional, não exigindo, portanto, um modelo padrão. Ao término do fórum, realizei a atividade 2, apresentando os principais aspectos sobre a Legislação brasileira.

 

Em continuidade as atividades propostas na disciplina, realizei o fórum 3. Momento que iniciei a leitura sobre neurocognição na EaD e, após algumas reflexões, pude conhecer um pouco da relação entre o desenvolvimento das funções cognitivas e a educação a distância. Concomitante as participações nesse fórum, desenvolvi a resenha sobre as grandes diferenças cognitivas que permeiam a aprendizagem presencial e a aprendizagem a distância  mediada por tecnologias.

Além da resenha sobre diferenças cognitivas e da atividade sobre principais aspectos da legislação brasileira, como uma das atividades finais da disciplina,  desenvolvi a resenha sobre as principais experiências da Open University. 

bottom of page